Alimentação Vegana é Rica em Vitaminas?

Alimentação Vegana - salada
Fonte: pixabay

Muitas pessoas podem não saber, mas a alimentação vegana é saudável e extremamente rica em vitaminas, pois mesmo que se deixe de consumir carne, leite, ovos e seus derivados é possível fazer uma dieta balanceada com vegetais e outros alimentos que supram a necessidade nutricional do organismo.

Entretanto, ao adotar um estilo de vida vegano, mudar o hábito alimentar é apenas um dos princípios que regem esse conceito, sendo que o veganismo também buscar mudar diversos aspectos do dia a dia e o modo de pensar em relação ao meio ambiente.

Para esclarecer melhor, a dieta vegana toma como base o consumo de alimentos de origem vegetal apenas, excluindo qualquer produto ou subproduto oriundo dos animais, como carnes, peixes, ovos, leite, queijo e derivados. E também produtos de couro e testados em animais são proibidos.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre o assunto e como uma alimentação vegana pode fazer bem para saúde e ser rica em vitaminas, continue acompanhando esse artigo e confira todas as dicas que podem te ajudar a ter um estilo de vida mais saudável e consciente.

Os Inúmeros Benefícios Que Uma Alimentação Vegana Pode Oferecer

A partir do momento em que você se torna vegano é preciso readequar o seu cardápio. Assim, com o devido acompanhamento nutricional, se monta uma alimentação vegana que consiga suprir toda a demanda de vitaminas que o corpo precisa para se manter em movimento.

Contrariando a opinião de muitas pessoas sobre esse assunto, é possível, facilmente, encontrar substitutos para os alimentos de origem animal em uma dieta vegetal, pois não é só a carne que fornece a maioria dos nutrientes que precisamos diariamente, as vitaminas e minerais também estão disponíveis em outras fontes.

Para compreender melhor esse tema, veja a seguir algumas informações que confirmam a importância de uma alimentação vegana e como é possível ter um estilo de vida totalmente saudável:

  • Uma dieta vegana apresenta uma rica fonte de antioxidantes, que são responsáveis por prevenir o envelhecimento das células e ainda retardar o surgimento de algumas doenças.
  • O reino vegetal apresenta uma variedade muito rica de nutrientes, como as vitaminas do complexo B, vitamina C, E, A, zinco, cálcio, magnésio, fibras, potássio e outras muitas que o nosso corpo precisa.
  • A riqueza de nutrientes pode ser encontrada em alimentos como as leguminosas, que são os feijões, castanhas, grãos e cereais integrais, tubérculos (batatas), folhas e frutas.
  • Outro ponto positivo da dieta vegana é que você não vai estar mais exposto a grandes quantidades de antibióticos diversos, que são muito encontrados nas carnes, o que favorece para o fortalecimento do sistema imunológico.
  • Os benefícios encontrados em uma dieta vegana são inúmeros, que vão desde a proteção contra infarto, AVC, obesidade, diabetes, colesterol e pressão alta, até na proteção contra o desenvolvimento de câncer, como o de mama e de cólon.
  • Optando por esse tipo de alimentação, várias aspectos negativos que os alimentos de origem animal oferecem são evitados, como excesso de gordura saturada e sódio, altas concentrações de antibiótico e hormônios.
  • Esqueça o que dizem sobre a necessidade diária do leite de vaca, pois existem outras fontes de cálcio e proteína, como no feijão e folhas de coloração verde escura.
  • Para quem está começando, o ideal é se basear no consumo de leguminosas, pois contém boas quantidades de proteína, ferro, cálcio e zinco, juntamente, com um bom consumo de folhas verde escuras, frutas, legumes, tubérculos e grãos integrais.

Como se pode observar, não há motivos que impedem uma pessoa de ter uma dieta vegana e ainda conseguir se manter saudável e consumindo todos as vitaminas necessárias para o seu corpo. Para isso, basta conhecer quais são os alimentos substitutos mais indicados nesse tipo de alimentação.

Hoje em dia, infelizmente, acontece dos médicos e também nutricionistas, em grande parte, não saberem ou aprofundarem os seus estudos na alimentação do tipo vegana, assim, acabam por passar informações equivocadas e que não são favoráveis ao veganismo.

Por isso, é preciso que a dieta vegana seja bem planejada e conte com um auxílio de um profissional especializado, pois só assim é possível ter uma alimentação saudável e que seja eficiente na proteção contra o desenvolvimento de várias doenças.

Evite se basear em informações falsas e mitos sobre o veganismo, pois muitas pessoas divulgam dados que não condizem com a realidade desse estilo de vida e acabam por prejudicar aqueles que estão dispostos a mudar o modo como se alimentam e também com pensam sobre o meio ambiente ao seu redor.

Vale ainda lembrar, que muito além de uma alimentação vegana, esse estilo de vida toma como base a preservação dos animais e da natureza como uma forma de desenvolvimento sustentável e saudável, sendo assim, para se tornar um vegano é preciso estar alinhado e se identificar com essas diretrizes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *