Churrasco Sem Carne – Churrasco Vegano

churrasco vegano
Fonte: pxhere

Grelhar sem carne é um pouco diferente e, se você estiver acostumado a assar carnes e fazer hambúrgueres, então você pode precisar se tornar um pouco criativo quando se trata de fazer um churrasco Vegano.

Mesmo que hoje em dia seja muito mais simples e comum (ainda bem) ser vegano ou vegetariano, participar de certos eventos sociais e reuniões com os amigos, como churrasco, pode ser um pouquinho complicado.

As pessoas sempre associam você a pessoa que não pode ser convidada de jeito algum para um churrasco, porque imagina só, quem vai para não comer carne? Mas agora não tem mais desculpa para você ficar fora dessa, ou até mesmo dar o seu próprio churrasco Vegano.

Separamos algumas dicas e receitas para você fazer um churrasco sem carne e muito delicioso, e ainda se divertir ao lado de uma turma carnívora sem segregação alguma.

Churrasco sem carne – Churrasco Vegano
Fonte: flickr – Richard Thomas

Dicas Para Um Churrasco Vegano

Grelhando carne com ingredientes veganos

Ao cozinhar carne juntamente com itens veganos, você precisa saber que diversas pessoas não gostam que esses produtos se toquem na grelha.

Por esta razão, é uma boa ideia raspar e limpas a sua grelha sempre após assar qualquer item que não seja vegano. Uma outra alternativa é distribuir seções separadas dentro da mesma churrasqueira para cada item e ter certeza de que cada uma esteja bem limpa antes.

Se possível, muitos veganos irão preferir ter seus alimentos cozidos em uma churrasqueira separada.

Você precisa primeiro preparar sua grelha

Se você apenas estiver grelhando frutas e vegetais no seu churrasco Vegano, pode ignorar este passo, mas se você estiver usando carnes simuladas pré-fabricadas, como hambúrgueres ou outras carnes veganas há algumas coisas que você precisará saber:

Primeiro, ao comprar comida para o seu churrasco, leia sempre as instruções dos cozimentos nos rótulos de embalagem, já que alguns itens que são pré0fabricados, não podem ser grelhados.

Em segundo lugar, não espere que suas carnes simuladas se comportem da mesma maneira na grelha do que as carnes de origem animal.

Os hambúrgueres veganos iram ter um gosto excelente, mas ele não tem o mesmo suco natural e as gorduras que uma carne de animal tem, e mesmo que sejam ótimos para a sua cintura e o seu colesterol, é preferível que você prepare a grade de maneira correta antes de começar.

Churrasco sem carne – Churrasco Vegano
Fonte: flickr – kippygo

Uma vez que sua grade está limpa e resfriada, tire uma toalha de papel suavizada em óleo e esfregue-a cuidadosamente sobre as grelhas.

Você pode assar o queijo vegetal

Para um churrasco Vegano você pode fazer palitinhos de queijo vegetal, como o queijo da mandioca, muito famoso nessa culinária. A maneira de assar será a mesma, mas provavelmente você precisará esperar um pouco mais para que ele fique bem derretidinho.

Antes de grelhar o seu tofu, leia isso.

Se você estiver cozinhando um pouco de tofu, tenha certeza de que ele é firme e está bem pressionado. Como todos os substitutos de carne vegana, o tofu é muito mais baixo em gordura do que a carne, então use mais óleo para encher sua grade e compensá-la.

Ninguém gosta de tofu pegajoso e ninguém gosta de limpar uma grelha com tofu preso.

O Tofu, juntamente com vegetais menores, como as couves ou os cogumelos variados, podem funcionar bem no espeto – mas certifique-se de girar sempre os palitos com frequência para que ambos os lados fiquem cozidos por igual.

Você não precisa cozinhar tudo na grelha.

Só porque é você está fazendo um churrasco, não quer dizer que todos os alimentos devem estar na grelha! Adicione vegetais grelhados a uma salada verde, cuscuz ou quinoa, faça um sanduíche de vegetais grelhados, ou grelhe um pouco de abacaxi para dar uma variada.

Outra ideia é lançar seus legumes grelhados com macarrão pré-cozido para um prato principal ou adicionar uma salada de macarrão. Ou, sirva seus vegetais grelhados dentro de pães ou pães franceses com algum queijo de soja para um sanduíche de vegetais grelhados.

churrasco vegano
Fonte: pxhere

O Que Servir Em Um Churrasco Vegano

1. Hambúrguer magro

Para fazer um hambúrguer super saboroso, você precisa apenas triturar uma lata de ervilhas até que fique um purê, e depois é só misturar ½ ricota, um ovo, 2 alhos e alguns pedaços de tomate.

Vá adicionando farinha de mandioca para dar consistência e formar a massa, molde e grelhe como quiser.

2. Abacaxi

Completo com vitamina C e cobre, você pode grelhar fatias de abacaxi para que o seu churrasco Vegano fique mais digestivo aos poucos. Unte as rodelas com um pouco de azeite para o cozimento ficar uniforme.

3. Cebolas

Elas são ricas em vitaminas e podem ser preparadas na grelha. Antes de coloca-las na churrasqueira, descasque e corte-as pela metade, fervendo até que fiquem macias.

Depois passe azeite e coloque na brasa, virando cuidadosamente para que não desfaçam.

Essas são algumas dicas e receitas para o sucesso de um churrasco Vegano, provando que o sabor não precisa estar na carne na hora de comer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *